Ligue e agende sua consulta 11 3845-4465
Curta nossa página no facebook

Dr. João Luiz atende em
Antedimento em DeutschAtedimento em FraçaisAntedimento em EnglishAntedimento em EspañolAntedimento em Italiano
Discopatia ou Doença Degenerativa Discal

Discopatia ou Doença Degenerativa Discal Discopatia ou Doença Degenerativa Discal Discopatia ou Doença Degenerativa Discal

A discopatia é sinônimo de doença do disco intervertebral ou doença degenerativa do disco intervertebral. A discopatia é o fenômeno envolvido na causa da dor lombar. A dor lombar é muito comum na população contemporânea e cercade 80% da população vai ter dor na coluna lombar ao menos uma vez durante sua vida. Este assunto foi extensamente estudado pelo Dr. João Luiz Pinheiro Franco em seu livro sobre lombalgia "Conceitos Avançados em Doença Degenerativa Discal Lombar". No livro do Dr. João Luiz, estão explicadas as causas da dor lombar, os processo químicos, inflamatórios, mecânicos envolvidos na origem da dor lombar e ciática, além das múltiplas formas de tratamento existente. Na doença degenerativa discal lombar, a decisão correta, pelo médico, do tratamento  a ser seguido, é fundamental no sucesso do tratamento.

Discopatia é um processo natural do ser humano em envelhecimento. Neste processo, há uma desidratação do disco interevertebral, que perde sua função adequada.

Várias doenças da coluna são resultantes ou consequências da discopatia, a saber: a protrusão discal , a hérnia discal, o estreitamento ou estenose do canal vertebral lombar, a estenose do canal cervical, a artrose interapofisária, os complexos disco-osteofitários (bico-de-papagaio) são todos eventos que correspondem a uma evolução degenerativa da discopatia.

A discopatia, sendo resultado de um processo natural da coluna em envelhecimento,  não tem relação direta, 100%, com sintomas, em outras palavras, ter discopatia não significa necessariamente que a pessoa terá dor lombar.

Existem pessoas com protrusão discal, discopatia e degeneração discal com dor e pessoas com estes mesmos achados sem dor. Há diversos mecanismos envolvidos na gênese da dor, entre eles, certamente, processos inflamatórios.

Maiores informações podem ser encontradas em consulta médica e no livro que Dr. João Luiz escreveu sobre o assunto lombalgia, livro intitulado  "Conceitos Avançados em Doença Degenerativa Discal Lombar", co-autores Drs. Alexander Vaccaro (EUA- Philadelphia), Edward Benzel (EUA-Cleveland) e Heinz-Michael Mayer (Alemanha).